https://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=sets

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apresentação do Fórum em Verín

O Fórum promoveu mais uma jornada de convívio e confraternização cultural. Desta vez foi em Verín, no passado dia 5 de Fevereiro, no espaço nobre que constitui a Casa da Cultura. 
O pretexto é a expansão e o crescimento do Fórum. O pretexto é a cultura galaico transmontana... e como cumprir tão elevados desígnios se se cingir apenas a um dos lados da fronteira. A sua missão ficaria incompleta, ficaria pela metade. Há que ter alguma visão das coisas e nesse âmbito esta jornada de promoção do Fórum e de debate cultural com os nossos vizinhos e hermanos de Verín cumpriu plenamente os objectivos.
O projecto foi apresentado, o projecto agradou e será certamente apoiado e acarinhado. 
Houve troca de impressões, houve comunicações feitas, improvisos explendidos, só vistos, e aproveitados por quem esteve presente. Dom Federico Justo Mendez, nosso distinto Delegado para a Galiza brindou-nos com uma belíssima lição de História... da História destes povos que são o transmontano e o gallego. 
Fomos também honrados com as participações do Presidente da Direcção do Fórum Galaico Transmontano e ainda as representantes das autarquias flaviense e de Verín, Drª Lurdes Campos e Dª Corona Meixeira. Foi reconhecido por estas autoridades o papel e a importância do Fórum. Foi destacado o seu valor no âmbito da Eurocidade e como uma referência na área cultural desta região.
Salientar ainda que várias pessoas e associados se deslocaram a Verín para esta jornada e que mais algumas pessoas aderiram ao projecto inscrevendo-se como associadas.