https://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=sets

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Homenagem a José Baptista e Barroso da Fonte



O município de Montalegre, no último dia da XVI Feira do Livro, rendeu homenagem a José Dias Baptista e Barroso da Fonte, dois autores locais que assinalam 50 anos de vida literária. Um momento que fechou, com chave de ouro, dias de intensa atividade cultural. Orlando Alves, presidente da autarquia, classificou a cerimónia como «um momento alto» todo ele «carregado de simbolismo».

O fecho da XVI edição da Feira do Livro de Montalegre ficou marcado pela homenagem que o município prestou a dois vultos da cultura barrosã: José Dias Baptista e Barroso da Fonte. O pretexto foi a comemoração do meio século de vida literária que estes dois filhos da terra assinalam no corrente ano. Um momento carregado de simbolismo como fez questão de vincar o presidente da edilidade: «não esperava que os dois escritores barrosões fossem já tão vetustos. Comemoram 50 anos de uma vida dedicada à palavra, ao verbo e à escrita e faz todo o sentido que tenhamos para com eles um gesto de simpatia, ternura e reconhecimento fazendo do seu percurso o mote desta edição da Feira do Livro de Montalegre». Orlando Alves referiu que estivemos perante uma cerimónia simples o que não significou que não tivesse uma alta carga de «simbolismo». O autarca sublinhou ainda: «a circunstância de termos aqui o anterior e também o atual Presidente da Academia de Letras Transmontanas é muito enaltecedor e gratificante para quem organiza e para os homenageados». Daí que, acentue Orlando Alves, «foi um momento alto desta singela cerimónia» onde «foram deixados testemunhos e palavras surpreendentes que os homenageados irão levar para casa e recordar».


TIVERAM A PALAVRA


José Dias Baptista – Escritor homenageado


«Sinto um orgulho enorme de ser barrosão, de receber esta homenagem e ainda bem que há quem reconheça algumas qualidades nos barrosões. Durante todos estes anos destaco a apreciação que um grande academista fez sobre a minha poesia. Para além da investigação histórica e da história da literatura, desde o 15 anos de idade que a poesia ocupa um lugar na minha linha de escrita. Sou avesso a homenagens mas esta foi especial e gostei. Sinto-me orgulhoso e muito feliz por saber que o povo barrosão vai lendo a minha atividade».

Barroso da Fonte – Escritor homenageado


«Faço 50 anos de autor em livro. O primeiro foi "Neve e altura" e referia-se à região de Barroso. A Câmara Municipal de Montalegre foi simpática connosco. Somos dois autores da região e congratulo-me publicamente pelo apreço que mostraram em relação ao nosso trabalho. Nós e outros autores do concelho cumprimos um dever. Barroso não nos deve nada, nós é que devemos muito a Barroso. Estou feliz e irei continuar a cumprir o meu dever. Sinto-me satisfeito, também, por ver alojados, na Biblioteca Municipal de Montalegre, 70 coleções dos jornais regionais que ofereci e cujo valor real é de 35.000 euros».



Ernesto Rodrigues – Presidente da Assembleia Geral da Academia de Letras de Trás-os-Montes


«Já conhecia o Barroso da Fonte há vários anos. O José Dias Baptista foi uma surpresa completa, como poeta, historiador e contista. São dois nomes que reúnem história, ficção e poesia. Li o Barroso da Fonte enquanto poeta interessado em temas angolanos, da guerra colonial, o que para mim foi uma surpresa. Por outro lado, li José Dias Baptista enquanto poeta, com o pseudónimo Miguel Montes, mas também como contista na recolha de textos populares aos quais faz uma ligeira alteração. É um historiador, não só do Barroso mas de temas que vão para além desta pátria. O facto de eu vir a Montalegre traduz o apreço e a estima que lhes dedico».

Fernando Rua Castro – Presidente do Fórum Galaico Trasmontano


«Nós apoiamos os escritores e os jornalistas. Um dos autores, Barroso da Fonte, é associado do nosso fórum e temos acompanhado de perto a vida literária destes escritores. Era nosso dever homenagear estes vultos do Barroso».


Texto e fotos extraídos do sítio na internet da Câmara Municipal de Montalegre