https://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=sets

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Fórum Nos Caminhos de Santiago

Os Caminhos de Santiago são trilhos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela, desde o Séc. IX, tendo recuperado, recentemente, grande protagonismo, constituindo um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem.


O Caminho tornou-se muito popular nos últimos anos devido a vários factores: as autoridades espanholas e as juntas locais trabalham para atrair peregrinos, publicitando o Caminho e melhorando as infra-estruturas para os receber, já que são estes “turistas” que mantêm vivas muitas das aldeias ao longo da rota.

Existem vários Caminhos que percorrem toda a Europa e que desembocam em Santiago de Compostela. Em Portugal, existem pelo menos 2 troços principais, bem identificados na literatura: um pelo litoral, que entra em Espanha por Tui; e outro, interior, que entra em Espanha por Rabal, e desemboca no Caminho da Prata.
O Município de Chaves, em conjunto com os seus parceiros, visa projectar o Caminho Português Interior como uma via de peregrinação a Santiago de Compostela, fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas, bem como de toda a região.
O Fórum Galaico Transmontano foi convidado e vai participar neste projecto. Elementos da Direcção,  estiveram presentes numa reunião tendo apresentado sugestões e já estão a trabalhar nesta temática.